O Tesouro dos Estados Unidos colocou à venda o restante de sua participação no American International Group (AIG), que era a maior seguradora do mundo e entrou em colapso, com dívidas de US$ 182 bilhões no seu braço financeiro.
São 234,2 milhões de ações. A participação do governo americano na AIG era de 16%. Termina assim a maior intervenção realizada pelo governos dos EUA para evitar um colapso total do sistema financeiro depois da falência do banco Lehman Brothers, informa o jornal The Washington Post.
A crise financeira mundial se agravou em 14 de setembro de 2008, quando fracassaram todas as tentativas de articular uma solução de mercado para salvar o Lehman Brothers e o governo George W. Bush deixou o banco falir.
Imediatamente o mercado financeiro começou a atacar as grandes empresas do setor em dificuldades. A AIG virou a bola da vez. Foi considerada grande demais para quebrar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário