domingo, 2 de dezembro de 2012

Israel confisca US$ 120 milhões de impostos palestinos

Em mais uma retaliação à decisão da Assembleia-Geral das Nações Unidas de reconhecer a Palestina como um Estado não membro, o governo linha-dura de Israel decidiu confiscar US$ 120 milhões em impostos recolhidos dos palestinos no mês passado para cobrir dívidas da Autoridade Nacional Palestina com a companhia estatal de eletricidade israelense.

Durante reunião ministerial realizada neste domingo, o gabinete israelense rejeitou por unanimidade a decisão da Assembleia Geral. O texto considera a Cisjordânia uma "área disputada" sobre a qual "o povo judeu tem um direito natural", informa o jornal liberal Haaretz.

Na mesma noite em que a ONU aprovou o reconhecimento simbólico de um Estado nacional palestino, o governo Benjamin Netanyahu autorizou a construção de mais 3 mil moradias na Cisjordânia ocupada. Foi mais uma manobra para tornar inviável o país palestino.

Tudo isso reforça a impressão de que a direita israelense decidiu de negociar com os palestinos. Pretende anexar unilateralmente as áreas colonizadas e deixar o que sobrar para a Palestina, ignorando o direito internacional, que proíbe a guerra de conquista.

Pelo Protocolo de Paris, assinado depois dos Acordos de Oslo, em 1994, Israel se comprometeu a arrecadar impostos e repassá-los à Autoridade Nacional Palestina.

Nenhum comentário: