segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Volta de Berlusconi agrava crise da Zona do Euro

A Bolsa de Valores de Milão registrou queda de 2,2% diante da incerteza criada pela volta à política do arquicorrupto ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi e a decisão consequente do atual primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, de pedir demissão.

Berlusconi deixou o poder em novembro de 2011, em meio a uma onda de escândalos sexuais e de corrupção, depois de ter sido o chefe de governo que ficou mais tempo no cargo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Monti, ex-comissário europeu antimonopólio, foi a solução tecnocrática encontrada para evitar que o país seguisse o caminho da Espanha e precisasse de uma ajuda de emergência. Como a Itália, é quarta maior economia do euro, com dívida de US$ 2 trilhões, havia o risco de que todo o dinheiro dos fundos europeus para emergências fosse insuficiente.

O ex-primeiro-ministro não parece preocupado. Diante do risco de uma vitória da esquerda nas eleições parlamentares previstas para abril, decidiu voltar à política, para desespero dos aliados europeus da Itália na União Europeia.

Seu discurso: "A situação está pior do que quando eu saí". Mas um grupo de empresários já articula a candidatura Monti para evitar a volta ao poder de um símbolo da corrupção e do que a política tem de pior.

Como o ajuste fiscal promovido pelo atual governo é impopular, em plena crise, as chances eleitorais de Monti são difíceis.

Nenhum comentário: