Ravi Shankar nasceu na cidade sagrada de Varanasi, no estado de Utar Pradesh, em 7 de abril de 1920. Como seu pai era violinista, ele começou por esse instrumentos quando tinha cinco anos. Dez anos depois, saiu da Índia pela primeira vez, para ir a Paris com um irmão bailarino. Ele começou a tocar cítara em 1936. Em 1945, deu seu primeiro concerto.
A partir de 1956, Shankar começou a se apresentar regularmente na Europa e nos Estados Unidos. Em 1966, conheceu Harrison, que começou a tocar cítara e usou-a em Norwegian Wood, um clássico dos Beatles.
Em 1971, quando a guerra da independência de Bangladesh revelou a miséria e a fome no novo país, Ravi Shankar participou, ao lado do organizador, George Harrison, de Bob Dylan, Eric Clapton, Leon Russell e Ringo Starr, do Concerto para Bangladesh, realizado em 1º de agosto daquele ano no Madison Square Garden, em Nova York.
Ídolo da juventude dos anos 60 e 70, Shankar não compartilhava os hábitos e ideias da geração que amava sexo, drogas e rock'n'roll. Quando via pessoas drogadas ou fumando maconha em seus shows, dizia: "Esta música é suficientemente intoxicante. Vocês não precisam mais nada. Por favor, não fumem durante o concerto".
Nenhum comentário:
Postar um comentário