Com uma população que envelhece e uma dívida pública de cerca de 230% do produto interno bruto, a maior de um país desenvolvido, o Japão acaba de receber um conselho do Fundo Monetário Internacional: é preciso aumentar a idade para aposentadoria para salvar o sistema previdenciário.
Pelo estudo do FMI, isto teria um efeito positivo sobre o crescimento a longo prazo da terceira maior economia do mundo, aliviando a pressão sobre os trabalhadores mais jovens. Outra opção é reduzir os benefícios fiscais para aposentados de renda alta e cobrar contribuições pelos dependentes incluídos como beneficiários.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário