O crescimento da economia dos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2012 foi elevado em 0,4 ponto percentual em relação à estimativa anterior. A maior economia do mundo avançou num ritmo de 3,1% ao ano de julho a setembro, mas a expectativa é de queda no fim do ano com o impacto da supertempestade Sandy e o medo de que o país caia no chamado "abismo fiscal", se o governo Barack Obama e a maioria republicana na Câmara não chegarem a um acordo até o fim do ano para reduzir o déficit público federal.
As negociações estão estagnadas desde que o presidente rejeitou a proposta do presidente da Câmara, deputado John Boehner, de aumentar impostos apenas para quem ganha US$ 1 milhão ou mais por ano. Obama quer cobrar mais de quem recebe mais de US$ 250 mil por ano.
Boehner deve colocar sua proposta em votação amanhã para tentar transferir para a Casa Branca a responsabilidade por um possível fracasso nas negociações.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário