domingo, 9 de dezembro de 2012

Chávez será operado de câncer maligno

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viaja hoje para Cuba, onde será submetido a uma cirurgia para extirpar um tumor maligno. Ele indicou o vice-presidente e ministro do Exterior, Nicolás Maduro, como sucessor, caso fique sem condições de governar.

Em discurso na televisão agora à noite, Chávez admitiu a volta do câncer contra o qual luta desde 2010 e pediu aos venezuelanos que votem em Maduro. Se o presidente não puder voltar ao poder ou não tiver condições de tomar posse para mais um mandato, em 10 de janeiro de 2013, a Constituição Bolivarista prevê a realização de nova eleição presidencial.

Chávez pediu autorização à Assembleia Nacional para se afastar do país por mais de cinco dias por motivo de saúde, noticia o jornal El Universal.

Com seu estilo personalista, o caudilho venezuelano conseguiu criar um movimento de massas, mas não foi capaz de organizar um partido político capaz de defender suas ideias em longo prazo. O maior risco do chavismo sem Chávez será sua fragmentação.

3 comentários:

Jorge Alazão disse...

Caudilho? Quando "jornalistas" começam a definir adjetivos assim...
Você deveria ter vergonha de publicar um texto assim.

Nelson Franco Jobim disse...

Caudilho é um líder político e militar carismático com pouco apreço pelas instituições democráticas porque confia na sua capacidade de comunicação direta com o povo. Se Chávez não é caudilho, quem será?

Nelson Franco Jobim disse...

Tem mais: caudilho, no caso, é substantivo.