Houve 20 guerras e 166 conflitos violentos no mundo em 2011, informa o Instituto de Pesquisas sobre Conflitos Internacionais de Heidelberg, na Alemanha. As regiões mais atingidas são a África e o Oriente Médio.
Em 2010, o Barômetro Mundial de Conflitos tinha registrado seis guerras e 161 conflitos violentos.
Entre as hostilidades contadas como guerras, foram incluídas no ano passado os conflitos na Líbia, na Síria e no Iêmen. Continuam sendo consideradas guerras as ofensivas do Exército do Paquistão contra os grupos extremistas baseados em zonas tribais, a luta dos Talebã contra o governo do Afeganistão e a violência no Iraque.
Na Europa, o celeiro da violência é a região do Cáucaso, no Sul da Rússia e países vizinhos, onde há 19 conflitos e uma guerra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário