Pelo menos 200 pessoas morreram e outras 1,5 mil foram feridas numa série de cinco explosões num depósito de munição em Brazzaville, a capital da República do Congo, o antigo Congo Francês, no Oeste da África.
As cinco explosões aconteceram entre 8h e 10h45 da manhã deste domingo. Foram tão fortes que chegaram a ser ouvidas do outro lado do Rio Congo, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, o antigo Congo Belga. Até as 13h, houve explosões secundárias em consequência das primeira. O tráfego entre as duas cidades foi interrompido.
Vídeos amadores apresentados no sítio do jornal francês Le Monde mostram uma grande nuvem de fumaça se erguendo sobre Brazzaville. Um diplomara europeu descartou totalmente a possibilidade de uma rebelião militar, observando que o presidente Sassou Nguesso está reunido com seu Estado-Maior para enfrentar a situação.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário