Em depoimento na Comissão de Finanças da Câmara, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, apresentou a proposta do governo Barack Obama para regulamentar o sistema financeiro, que inclui a criação de uma agência independente para fiscalizar todas as empresas e produtos financeiros.
Como antecipara na terça-feira, Geithner pediu mais poderes para que o governo assuma o controle de instituições financeiras que não sejam bancos, como seguradoras, fundos de hedge e fundos de capital de risco. Ele também quer aumentar as reservas que as empresas financeiras são obrigadas a fazer para enfrentar possíveis prejuízos.
As maiores exigências serão feitas para empresas capazes de abalar todo o sistema, como a seguradora AIG.
Geithner defendeu ainda a criação de uma estrutura global para supervisionar o sistema financeiro internacioal, como querem os europeus, sobretudo a Alemanha e a França.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário