terça-feira, 10 de março de 2009

Dalai Lama condena ocupação chinesa

No aniversário de 50 anos de uma rebelião fracassada contra o domínio chinês, o Dalai Lama, líder político e espiritual do Tibete, acusou o regime comunista pela morte de centenas de milhares de tibetanos e de transformar o Tibete num "inferno na Terra".

O aniversário da revolta derrotada pelo Exército Popular de Libertação da China foi lembrado com vigílias luminosas em Hong Kong, na China, e Dharamsala, na Índia, onde o Dalai Lama lidera o governo tibetano no exílio.

No templo maior de Dharamsala, o décimo-quarto Dalai Lama, Tenzin Gyatso, criticou a China, acusando-a de provocar tantas dificuldades e sofrimento que transformaram o Tibete num inferno e de destruir milhares de templos, mosteiros e centros culturais.

Ele insistiu na reivindicação de autonomia. Oficialmente, o Tibete é uma região autônoma da República Popular da China. Na prática, o Partido Comunista chinês controla o Tibete com força militar. Já promoveu a migração forçada de 7 milhões de chineses da etnia han, que é maioria na China, para consolidar a ocupação.

Há um ano, no aniversário da rebelião de 1959, os tibetanos protestaram contra o domínio chinês e foram duramente reprimidos. Cerca de cem pessoas foram mortas e 7 mil tibetanos foram presos.

Este ano a China reforçou a segurança. Hoje, o governo chinês declarou que o Tibete apresenta indicadores econômicos que comprovam o desenvolvimento da região e decidiu festejar os "50 anos do fim da servidão".

Para o regime comunista chinês, ao invadir o Tibete por ordem de Mao Tsé-tung, o governo de Beijim libertou os tibetanos do regime medieval e de servidão imposto pelo Dalai Lama.

A China respondeu com os indicadores econômicos para alegar que levou progresso ã região. No ano passado, 7 mil tibetanos foram presos. Este ano o governo reforçou o policiamento, desencorajando protestos no Tibete.

Nenhum comentário: