Em depoimento na Comisssão de Finanças da Câmara, tanto o secretário do Tesouro, Timothy Geither, quanto o presidente da Reserva Federal (Fed), o banco central americano, Ben Bernanke, pediram ao Congresso mais poderes legais para o governo poder assumir o controle de empresas financeiras que não sejam bancos.
O secretário Geithner alegou que, se houvesse uma legislação assim em 16 de setembro, quando a seguradora AIG entrou em colapso, o governo poderia ter procedido a uma reestruturação mais ordeira da empresa e suas dívidas a um custo menor para o contribuinte.
Desde então, a AIG recebeu US$ 183 bilhões e provocou revolta ao pagar US$ 218 milhões em bônus a seus executivos do setor de produtos financeiro, justamente o que derrubou a empresa. Foi descrito por Bernanke como um fundo de hedge (proteção) dentro de uma grande seguradora.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário