Subiu para 91 hoje o total de mortos pela explosão de uma barragem na sexta-feira perto de Jacarta, a capital da Indonésia. Mais de cem pessoas continuam desaparecidas e presumivelmente estão mortas.
A barragem se rompeu depois de chuvas torrenciais, provocando uma verdadeira tsuname que arrastou casas, causou uma inundação-relâmpago, e abriu uma cratera profunda e longa no meio de uma das regiões de maior densidade populacional do mundo.
Embora as cheias sejam comuns nesta época do ano que é a estação chuvosa na Indonésia, o colapso da barragem indica negligência, falta da manutenção e incompetência administrativa. Junto com a corrupção, elas compõem o quadro político que leva a uma tragédia desta magnitude.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário