Do exílio em Damasco, na Síria, o dirigente máximo do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), Khaled Mechal, elogiou a "nova linguagem" do presidente Barack Obama em relação ao Oriente Médio e manifestou a esperança de que se traduza na melhoria das políticas dos Estados Unidos e da Europa para a região.
"Uma nova linguagem sobre a região está vindo do presidente Obama", declarou Mechal em entrevista ao jornal italiano La Repubblica. "O desafio para todos é fazer disso o prelúdio de uma mudança genuína nas políticas dos EUA e da Europa. Uma abertura em relação Hamas é uma questão de tempo.
Mechal estava se referindo às propostas de diálogo de Obama à Síria e ao Irã.
No sábado, o Supremo Líder iraniano, aiatolá Ali Khamenei, reagiu friamente, alegando que a oferta de "um recomeço" nas relações entre os EUA e o Irã proposta por Obama é apenas um "slogan" mas disse estar pronto a responder positivamente a qualquer mudança contra na política externa americana para o país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário