O Grupo dos Dez (G-10), formado por diretores de bancos centrais, reunido em Basiléia, na Suíça,na sede do Banco Compensações Internacionais (BIS), em Genebra, na Suíça, começa a ver sinais de recuperação da economia mundial.
Como porta-voz do grupo, o presidente do Banco Central da Europa, Jean-Claude Trichet, comentou que há "um número de elementos sugerindo que estamos nos aproximando do momento em que a curva vai virar para cima".
Entre os sinais de recuperação apontados por Trichet, estão:
- a queda nos preços do petróleo e de produtos primários;
- o lançamento de programas de gastos públicos para estimular o crescimento; e
- o compromisso de impedir a falência de grandes instituições financeiras para não causar um abalo ainda maior ao sistema.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário