O presidente Barack Obama anunciou hoje a nova estratégia dos Estados Unidos na Guerra do Afeganistão, onde enfrenta a milícia fundamentalista dos Talebã.
Obama vai mandar mais 4 mil soldados americanos para treinar as forças de segurança do Afeganistão, além das 17 mil tropas de combate que anunciara quando tomou posse, e uma ajuda de US$ 1,5 bi ao Paquistão.
A meta é desmantelar derrotar Al Caeda no Afeganistão e no Paquistão. A despesa com a guerra, hoje em US$ 2 bi por mês, deve aumentar 60%. O foco principal é o Paquistão, onde estariam refugiados os líderes d'al Caeda e dos Talebã
Para mostrar que a vitória não será fácil, um terrorista suicida matou pelo menos 50 pessoas hoje num atentado numa mesquita no Noroeste do Paquistão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário