Dezessete anos depois do fim de uma guerra civil em que 75 mil pessoas morreram, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional chegou ao poder pelo voto. O presidente eleito, Mauricio Funes, é um jornalista de televisão sem passado de luta armada. Ele recebeu 51,6% dos votos contra 48,4% para a oposição.
Ao reconhecer a derrota, seu rival, Rodrigo Ávila, da Aliança Republica Nacionalista (Arena), que apoiava os governos militares nos tempos da Guerra Fria, acusou Funes de esconder na campanha suas ligações com Hugo Chávez e com o projeto bolivarista e socialista do presidente da Venezuela, que levaria El Salvador ao comunismo.
A Guerra Fria ainda reluta para morrer em algumas regiões mais atrasadas da América Latina. El Salvador herdou da guerra civil uma juventude sem esperança e uma geração acostumada a resolver problemas com base nas armas.
Os índices de criminalidade e violência de San Salvador estão entre os piores do continente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário