O governo britânico lançou ontem seu pacote anticrise, que inclui US$ 87 bilhões em investimentos diretos no sistema financeiro, garantias de crédito e linhas de financiamento especial, num total estimado em cerca de US$ 700 bilhões.
Ao fazer o anúncio ontem na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, em Londres, o primeiro-ministro Gordon Brown revelou ainda que o Banco da Inglaterra acabara de cortar sua taxa básica de juros de 5% para 4,5% ao ano, em ação coordenada com os principais bancos centrais do mundo.
É um plano ao estilo americano, muito importante porque Londres é o principal centro financeiro da Europa. Sua posição estaria ameaçada.
O Reino Unido, assim como os Estados Unidos, também teve uma bolha no mercado imobiliário, o que acentuou o impacto da crise.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário