O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, anunciou agora à noite que o Grupo dos Sete (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) se comprometeu a adotar "todas as medidas necessárias para desbloquear o crédito e o mercado de dinheiro".
Durante reunião em Washington, antes da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, o G-7 também destacou a necessidade de desbloquear o crédito hipotecário (para compra de casa própria), a origem da pior crise financeira desde a Grande Depressão (1929-39), e de restaurar a confiança nos bancos.
Paulson revelou ainda que o governo americano vai comprar ações para estabilizar o mercado financeiro.
Em entrevista em Washington no início da noite, o secretário do Tesouro explicou que o objetivo não é aumentar a participação do governo na economia mas encorajar o capital privado a acreditar nas instituições financeiras e contribuir para sua recapitalização.
No momento, o mercado não tem muito estômago para bancos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário