O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clezio ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura 2008 e uma quantia equivalente a US$ 1,4 milhão.
Ao fazer o anúncio, em Estocolmo, a Academia Sueca descreveu Le Clezio como um "nômade" pelas obras escritas com base em suas viagens pelo mundo: "Ele é um grande escritor que atravessou diferentes estágios de desenvolvimento e incluiu em sua obra outras civilizações, outras maneiras de pensar, outros modos de vida além dos ocidentais", declarou o secretário geral da academia, horace Engdhal.
Le Clezio é o primeiro francês a ganhar o Nobel de Literatura desde Claude Simon, em 1985. Ele nasceu em 1940 e lançou seu primeiro livro, O Processo Verbal, em 1963.
Em uma entrevista na Editora Gallimard, em Paris, onde falou em francês, inglês e espanhol, o escritor declarou estar "muito feliz. Sinto uma grande emoção porque realmente não esperava".
Ele negou que haja um declínio da língua francesa: "Não vejo esse declínio. Gosto muito da literatura francesa. O francês é uma língua muito bonita e a literatura francesa é muito rica, então nunca tive nenhuma sensação de declínio. Não penso que só possa falar em declínio com uma história tão rica, com tantas correntes. Hoje eu vejo uma grande renovação em todos os países francófonos, inclusive na própria França".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário