Na sua luta obstinada pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton anunciou hoje sua vitória na eleição primária de Porto Rico.
Como é um Estado livre associado aos EUA, os eleitores de Porto Rico não votam na eleição presidencial americana, mas a primária indica uma tendência para o eleitorado de origem latino-americana e especialmente porto-riquenha.
Hillary ganhou por mais de 2 a 1, mantendo a média na disputa com o senador Barack Obama pelo voto de origem latino-americana. Entre os católicos latino-americanos, ela ganha por 69% a 29%. Entre todos os americanos de origem latino-americana, por 61% a 35%.
Com o resultado, Hillary fica com a maioria dos 55 delegados de Porto Rico, mas isso não faz grande diferença na disputa com Obama. E o comparecimento foi baixo. Apenas 20% votaram.
Pelos cálculos do jornal The Washington Post, o senador Obama tinha o apoio de 2.052 delegados e Hillary de 1.877.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário