O comandante Raúl Reyes, porta-voz e segundo homem na hierarquia das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) foi morto num bombardeio no Equador, anunciou hoje de manhã o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos.
"Foi o maior golpe que demos até hoje neste grupo terrorista", declarou o ministro em Bogotá.
Para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, simpatizante das FARC, foi um ato de guerra contra o Equador. Se fosse realizado em território venezuelano, seria uma declaração de guerra, acrescentou Chávez.
Na véspera, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, dera um ultimato ao grupo guerrilheiro de esquerda, exigindo a libertação da ex-presidente e ex-senadora Ingrid Betancourt, seqüestrada há seis anos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário