Com a queda do Partido Trabalhista nas últimas pesquisas, que indicam um empate técnico com os conservadores, o novo primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, afastou por enquanto a possibilidade de antecipar as eleições legislativas no Reino Unido.
Brown sucedeu Tony Blair na liderança do governo e do partido, e gostaria de convocar eleições para reforçar sua legitimidade. Mas teria de fazer isso imediatamente para que a votação ocorresse em novembro, antes do inverno no Hemisfério Norte. As eleições ficam adiadas por pelo menos mais seis meses.
A rigor, como os mandatos de deputados no Reino Unido são de cinco anos, ele só precisa convocar eleições em 2010. Geralmente os primeiros-ministros britânicos convocam eleições antecipadas num momento em que se sintam fortalecidos politicamente para não correrem o risco de chegar ao praz-limite com menos prestígio.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário