A Grã-Bretanha enfrenta uma ameaça terrorista "mortal" e "duradoura", advertiram hoje autoridades britânicas, ao anunciar que 11 das 23 pessoas presas sob suspeita de planejar a explosão de aviões em pleno vôo em rotas para os Estados Unidos serão denunciadas formalmente por conspiração para cometer assassinatos, obstrução de justiça e terrorismo.
Em declaração à imprensa, a promotora Susan Hemming, da Procuradoria da Coroa, disse que uma mulher que estava detida seria libertada. Os outros 11 suspeitos ficarão presos até o fim do prazo máximo de 28 dias de prisão temporária previsto pela nova legislação antiterrorismo. Eles foram presos em 10 de agosto.
A maioria é de britânicos de origem paquistanesa. Como a conspiração foi desmantelada depois da prisão de dois suspeitos no Paquistão, há forte suspeita de uma conexão com a rede terrorista Al Caeda.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário