Dezenas de milhares de xiitas faziam uma peregrinação ao túmulo do imã Mussa Khadim, no bairro de al Khadimia, em Bagdá, quando foram atacados por pistoleiros que pertenceriam a um grupo terrorista sunita. Pelo menos 20 morreram e outros 300 saíram feridos. No ano passado, quase mil pessoas morreram na mesma peregrinação quando um alarme falso de bomba provocou correria e tumulto.
Numa tentativa de evitar que o conflito sectário se transforme numa guerra civil, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki ameaçou processar quem usar as mesquitas para pregar a violência.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário