Com cobertura aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a polícia do Afeganistão matou 71 suspeitos de pertencer à Milícia dos Estudantes (Talebã), grupo fundamentalista que governou o país de 1996 a 2001. Quatro soldados dos Estados Unidos morreram em outros confrontos.
Os 71 talebã foram mortos ao lançar um ataque contra o distrito de Panjway, na província de Kandahar, tradicionalmente um reduto dos insurgentes.
Pelo menos 266 soldados americanos morreram no Afeganistão desde que os EUA invadiram o país, em outubro de 2001, para vingar os atentados de 11 de setembro de 2001, cometidos pela rede terrorista Al Caeda, que mantinha centros de treinamento naquele país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário