Israel violou ontem a trégua no Líbano. Comandos israelenses transportados por helicópteros atacaram no Vale do Becá a pretexto de impedir o rearmamento da milícia fundamentalista xiita Hesbolá (Partido de Deus) através da fronteira com a Síria. Para o secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, foi uma violação do cessar-fogo imposto pela Resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU.
O governo libanês ameaçou suspender o deslocamento do Exército para ocupar o Sul do país, evitando que o Hesbolá use a região para disparar foguetes contra o território israelense. Já o governo de Israel alegou estar respondendo a uma agressão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário