A Bolsa de Nova Iorque fechou em queda depois do anúncio da nova ameaça terrorista contra aviões na rota Grã-Bretanha-Estados Unidos. Mas o impacto sobre os negócios foi pequeno. O mercado já assimilou o fato de que o terrorismo faz parte do cenário político do século 21.
"É como os desastres naturais", comentou um analista ouvido pelo Wall St. Journal. "A gente sabe que vão acontecer mas não sabe quando."
Quando as bolsas de Nova Iorque reabriram, em 17 de setembro de 2001, depois dos atentados de 11 de setembro, tanto a Nasdaq quanto a bolsa de Wall St. caíram 7%. Agora, o anúncio da polícia britânica fez o mercado europeu fechar em queda mas nos EUA a baixa foi suave.
Os atentados terroristas passam a fazer parte da paisagem no mundo do século 21.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário