sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Desemprego aumenta nos EUA

LONDRES - Em mais um sinal de que a economia dos Estados Unidos está se desacelerando, o índice de desemprego aumentou no mês passado de 4,6% para 4,8%. Foram criados 113 mil empregos em julho, abaixo da expectativa dos analistas e do número de candidatos a trabalhar.

É um dado importante para a decisão que o Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos EUA, tomará na próxima terça-feira. Nas últimas 17 reuniões, o Fed aumentou a taxa básica de juros da maior economia do mundo, hoje em 5,25% ano.

O dilema do Fed é que o núcleo da inflação americana, expurgados os preços de energia e de alimentos, está em torno de 2,5% ao ano, acima da faixa considera ideal, de 1% a 2%. Mas a economia já mostra o resultado das altas de juros. O crescimento caiu de um ritmo anual de 5,6% no primeiro trimestre para 2,5% no segundo.

A taxa básica é aquela que um banco central cobra para financiar os bancos. Vai se refletir em todas as taxas de juros da economia. O juro é o preço do dinheiro. Se o dinheiro fica mais caro, as pessoas gastam menos e as empresas investem menos. O objetivo é travar uma economia supostamente ameaçada pelo aumento da inflação.

Nos EUA, o custo do empréstimo para comprar a casa própria foi subindo com as 17 altas de juros do Fed. A retração no mercado imobiliário é uma das razões da desaceleração americana, além da alta dos preços de energia.

Nenhum comentário: