domingo, 27 de agosto de 2006

Gong Li aponta suas atrizes e atuações favoritas

Gong Li é a maior estrela do cinema chinês. Em seu primeiro filme, Sorgo Vermelho, de 1987, formou sua parceria com o diretor Zhang Yimou que produziu filmes brilhantes como Papaia Verde e Adeus Minha Concubina. Eles acabam de rodar A Maldição da Flor Dourada. Não trabalhavam juntos desde que romperam sua relação amorosa, em 1995

“Gosto de personagens que vivem a vida ao máximo”, declarou Gong Li em entrevista ao jornal americano The Wall St. Journal. Ela revelou quais suas atrizes e atuações favoritas:

Virginia Woolf vivida por Nicole Kidman em As Horas (2002): três mulheres em três épocas diferentes lutando contra a depressão e o suicídio. “Interpreto personagens fortes e destemidas, com personalidade. Estas são as características que admiro numa mulher. Pode parecer que Woolf não tinha tudo isso mas acho que à sua maneira, tinha.”

Velma Kelly interpretada por Catherine Zeta-Jones em Chicago (2002): é uma vedete de uma casa noturna que fica ainda mais famosa ao matar o marido que a enganava. Ela e Roxie Hart (Renée Zellweger) lutam pela liberdade e pela fama. “Esta personagem tem muita paixão e energia”, comentou Gong Li. “Amo sua tenacidade e a determinação de não aceitar a derrota. É decididamente uma mulher de caráter. Amo isso.”

Mia Wallace encarnada por Uma Thurman em Pulp Fiction (1994): é a mulher do gângster numa história de violência e redenção filmada por Quentin Tarantino, uma conspiração múltipla que envolve dois homens da tropa de choque da máfia, um boxeador e uma dupla de ladrõezinhos. Mia Wallace sai para jantar com Vincent Vega (John Travolta). Eles ganham um torneio de dança mas a aventura quase se transforma em tragédia. “Gosto de mulheres com personalidade. Como esquecer a cena da dança com John Travolta?”, pergunta Gong Li.

Clarice Starling representada por Jodie Foster em O Silêncio dos Inocentes (1991): uma jovem agente do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, é designada para a missão de encontrar uma mulher desaparecida e salvá-la de um assassino condenado por canibalismo. “Ela faz o trabalho estereotipicamente confiado aos homens. Mas faz o que nenhum homem faz precisamente porque é melhor. É inteligente e durona”, comenta Gong Li.

Mathilda interpretada por Natalie Portman em Léon, O Profissional (1994): é uma menina de 12 anos cujos pais são mortos num crime ligado ao tráfico de drogas, num violento thriller. Vai viver com Léon, um assassino profissional, e logo se mostra mais inteligente e mais forte do que ele. “Mathilda é muito madura para sua idade. É muito jovem mas tem mais experiência do que a média”, observa Gong Li. “É uma criança mas temos muito respeito por ela.”

Nenhum comentário: