segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Oposição à guerra no Iraque é recorde nos EUA

Mais de 60% dos americanos são contra a guerra no Iraque, indica uma pesquisa divulgada hoje pela rede de televisão americana CNN. Só 35% disseram ser a favor. É a maior rejeição à intervenção militar dos Estados Unidos desde o início do conflito, em março de 2003.

A popularidade do presidente George Walker Bush caiu na mesma medida Ele é aprovado por 42% dos americanos e reprovado por 57%. Para uma pequena maioria de 51%, ele ainda é um líder forte. Mas 54% não o consideram honesto, 54% não acreditam ter os mesmos valores que o presidente e 58% não confiam nele.

Com a impopularidade da guerra e do presidente Bush, aumentam as chances do Partido Democrata nas eleições intermediárias (no meio do segundo mandato de Bush) de 7 de novembro. Mais de metade (52%) dos entrevistados manifestou a intenção de votar nos democratas, enquanto 43% preferem o Partido Democrata, de Bush.

O cacife dos democratas aumenta. As empresas lobistas, as associações empresariais e profissionais e grandes corporações estão contratando democratas. Isto foi interpretado pelo jornal The Washington Post como um sinal de que acreditam que os democratas devem recuperar o controle de pelo menos uma das casas do Congresso dos EUA.

Nos últimos anos, os escritórios de lobbies em Washington davam preferência a republicanos porque seu partido domina o Congresso desde 1994 e a Casa Branca desde 2001.

Nenhum comentário: