quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Desemprego cai para 8,9% na França

A taxa de desemprego na França caiu para 8,9% em julho, anunciou hoje o Ministério do Emprego. É a primeira vez que fica abaixo de 9% desde março de 2002.

O número de candidatos a emprego caiu 1,2% em julho, chegando a 2,16 milhões. A queda foi de 1,1% entre as mulheres, de 2,2% entre os jovens e de 1,4% entre os desempregados há mais de um ano.

"A tendência de queda no emprego iniciada em fevereiro de 2005 se mantém", declarou o ministro do Emprego, Jean-Louis Borloo. "Entramos num círculo virtuoso".

Mesmo com esta perspectiva otimista, sua previsão é de uma queda modesta para 7,9% até o final de 2007. O primeiro-ministro Dominique de Villepin prometeu reduzir o total de desempregados para menos de 2 milhões até o final deste ano.

Nesta quinta-feira, o governo deve propor um conjunto de medidas para combater o desemprego nos seus "focos de resistência": periferia, minorias étnicas e maiores de 50 anos. A inclusão social destes grupos alvos de preconceito no mercado de trabalho se daria por meio de estágios sob a supervisão de um tutor.

O euro subiu em relação ao dólar depois da revelação das minutas dos membros do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve Board (Fed), o banco central americano, indicando que deve haver uma pausa nas altas de juros nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: