segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Foguetes do Hesbolá matam 12 soldados israelenses

No mais mortal dos ataques com mísseis Katiúcha até agora em 20 dias de guerra, a milícia xiita Hesbolá (Partido de Deus) matou 12 soldados israelenses em bombardeios contra o Norte de Israel. Pelo menos 26 civis libaneses foram mortos por bombardeios israelenses, que se concentraram sobretudo nos bairros xiitas da periferia de Beirute.

Três prédios foram arrasados na avenida Hadi Nasrallah, uma homenagem ao filho do atual líder do Hesbolá, xeque Hassan Nasrallah, morto num contronfo com Israel em 1997.

A Força Aérea de Israel também atacou redutos do Hesbolá perto do Rio Litane, onde Israel gostaria de estabelecer uma zona de segurança no Sul do Líbano. Bombardeou ainda quatro bases da Frente Popular para Libertação da Palestina-Comando Geral na vila costeira de Naame e no Vale do Becá.

O número oficial de libaneses mortos chegou a 950 mas acredita-se que diversas mortes não tenham sido registradas porque os corpos ficaram soterrados, então o total estaria em torno de mil. O total de israelenses mortos passa de 70. O Hesbolá admite a morte de 52 combatentes mas as forças de segurança do Líbano estimam que o número verdadeiro esteja em torno de 90.

Nenhum comentário: