terça-feira, 15 de agosto de 2006

Eurozona cresce 2,5% este ano

As economias da Alemanha e da zona do euro como um todo cresceram 0,9% no segundo trimestre do ano, o que projeta uma taxa anual de 2,5% e indica que a economia da Europa vive seu melhor momento em cinco anos.

O crescimento alemão deveu-se a investimentos privados e à construção civil, apontados como sinais de que a maior economia européia e terceiro do mundo não depende só das exportações para crescer. A Alemanha é pelo terceiro ano consecutivo o maior exportador mundial.

Em Frankfurt, o Dresdner Bank já prevê um crescimento de 2,5% para a zona do euro este ano, acima da estimativa anterior, de 2,2%, também por causa do crescimento da França, da Itália, da Espanha e de outros países que adotaram o euro como moeda.

"A faísca veio das exportações para os investimentos", observa a economista Claudia Broyer, analista do Dresdner Bank. "O que falta até agora é geração de empregos, mas esperamos que melhore."

Com o ritmo de crescimento mais forte em cinco anos, o mercado espera novas altas da taxa básica de juros do euro, que acaba de ser aumentada de 2,75% para 3% ao ano. A previsão é que o Banco Central da Europa a eleve para 3,5% até o final do ano.

Nenhum comentário: