terça-feira, 8 de agosto de 2006

Banco central dos EUA mantêm taxa de juros

O Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos Estados Unidos, decidiu hoje manter inalterada a taxa básica de juros da maior economia do mundo, em 5,25% ao ano, interrompendo um ciclo de 17 altas consecutivas do preço do dinheiro nos EUA iniciado em junho de 2004, quando a taxa era de 1% ao ano.

"O núcleo da inflação anda elevado nos últimos meses", declarou o Fed em nota oficial, mas "as pressões inflacionárias parecem se moderar ao longo do tempo, refletindo a expectativa de contenção da inflação e os efeitos cumulativos das ações de política monetária e outros fatores."

Quanto ao risco de novas altas de juros, "A extensão e o tempo de um novo aperto que possa ser necessário para controlar os riscos [de inflação] vai depender da evolução das perspectivas tanto para a inflação como para o crescimento econômico", acrescentou a nota.

Em Wall Street, a Bolsa de Nova Iorque, que operava com leve alta, subiu 45 pontos. Mas a parada na alta de juros chamou a atenção para as fragilidades da economia americana. Sua taxa de crescimento caiu de 5,6% no primeiro trimestre para 2,5% no segundo. O índice Dow Jones terminou fechando em queda de 45 pontos ou 0,41%.

Nenhum comentário: