Cerca de 60% dos americanos são contra a guerra dos Estados Unidos no Iraque, indica uma pesquisa encomendada pela rede de televisão americana CNN. É o maior índice de rejeição da invasão do Iraque, em março de 2003.
Hoje apenas 36% dos americanos declaram ser a favor da intervenção no Iraque. Quando a guerra começou, eram 72%. Sessenta e um por cento querem a retirada dos soldados dos EUA: 26% querem uma retirada total e 35% a saída de parte das tropas americanas do Iraque, hoje em torno de 130 mil.
O senador Joe Lieberman, candidato a vice-presidente na chapa de Al Gore em 2000, perdeu ontem a eleição primária do Partido Democrata para concorrer à reeleição por causa de seu apoio à guerra.
Com a oposição cada vez maior da opinião pública dos EUA, os democratas fazem da guerra o tema central da campanha em que tentam recuperar o controle da Câmara e do Senado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário