sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Não à independência vence oficialmente plebiscito na Escócia

Com 30 dos 32 distritos eleitorais apurados, o não venceu o plebiscito sobre a independência da Escócia com mais de 1,9 milhão de votos, 55% do total. O comparecimento às urnas superou 85%.

A Escócia continuará sendo parte da Grã-Bretanha e do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, mantendo uma união que vem desde 1707.

Em pronunciamento na sede central da campanha pela independência, o primeiro-ministro do governo semiautônomo da Escócia, Alex Salmond, agradeceu pelos "1,6 milhão de votos pela independência".

"Neste momento, a Escócia resolveu não se tornar um país independente", lamentou Salmond. "Aceito o veredito e conclamo todo o povo escocês a aceitar este resultado democrático", mas insistiu que foi "um passo importante para a independência".

Salmond cobrou a transferência de poderes "em curto prazo" prometida pelos líderes dos três grandes partidos britânico, o primeiro-ministro conservador, David Cameron; o vice-primeiro-ministro liberal-democrata Nick Clegg; e o líder da oposição trabalhista, Ed Miliband.

Nenhum comentário: