quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Trump vai ao México mas insiste na construção do muro

Horas depois de visitar o México para tentar conquistar parte do eleitorado de origem latino-americana, o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump voltou a insistir, num discurso sobre imigração que faz neste momento, na construção de um muro e em mandar a conta para os mexicanos, informa a televisão americana CNN. Ele reafirmou que não vai haver anistia para imigrantes ilegais.

Ao lado de Trump, o presidente Enrique Peña Nieto citou várias acusações feitas aos mexicanos durante a campanha eleitoral americana sem citar o candidato. Em tom humilde, Trump disse ter ido discutir aspectos do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) que considera prejudiciais aos EUA.

Nenhum dos dois tem muito a ganhar com este encontro inesperado. Ao lançar sua pré-candidatura à Casa Branca em junho de 2015, o bilionário acusou os mexicanos de serem imigrantes ilegais, traficantes, ladrões, assassinos e estupradores. Peña Nieto, por sua vez, o comparou aos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.

De volta aos EUA, Trump retomou o estilo agressivo e rasteiro. No discurso sobre imigração pronunciado hoje à noite em Phoenix, no Arizona, insistiu na construção de um muro na fronteira com o México, a ser pago pelos mexicanos com o saldo comercial que têm com os EUA.

"Vamos construir uma grande muralha na fronteira sul e os mexicanos vão pagar 100% do valor", afirmou o candidato republicano.

A julgar pelo pronunciamento, Trump pretende resolver os problemas dos EUA a partir de segurança na imigração. Sem imigrantes ilegais, entende o magnata imobiliário, a violência na periferia vai diminuir, haveria empregos e os EUA serão grandes de novo.

"Acreditem em mim", disse Trump, repetindo um discurso vago e impreciso, sem detalhes sobre como vai realizar suas promessas, como se a culpa de tudo fosse da imigração ilegal.

Nenhum comentário: