Os Estados Unidos e seus maiores aliados no Leste da Ásia, o Japão e a Coreia do Sul, condenaram um teste de mísseis realizado hoje pelo regime comunista da Coreia do Norte.
Um dos mísseis balísticos de médio alcance Rodong explodiu logo depois do lançamento, mas outro voou mais de mil quilômetros até cair em águas territoriais do Japão, a 150 quilômetros do território japonês, disseram fontes militares sul-coreanas.
O teste teria sido uma reação ao anúncio pelos EUA e a Coreia do Sul da instalação em território sul-coreano de um sistema de defesa antimísseis também repudiado pela China. O regime stalinista de Pionguiangue ameaça atacar a Coreia do Sul para impedir a instalação do Terminal de Defesa de Área a Grande Altitude.
Em sua chantagem nuclear contra os EUA, a ditadura comunista norte-coreana tenta desenvolver um míssil capaz de realizar um ataque com arma atômica na costa oeste americana.
A China é contra o escudo antiaéreo. Entende que daria uma vantagem estratégica aos americanos numa possível guerra entre os dois países ao abater os mísseis chineses na origem.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quarta-feira, 3 de agosto de 2016
EUA e aliados condenam teste de mísseis da Coreia do Norte
Marcadores:
Bomba Atômica,
chantagem nuclear,
China,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
Escudo antimísseis,
EUA,
Regime Comunista,
Stalinismo,
Terminal de Defesa de Área a Grande Altitude,
teste de mísseis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário