terça-feira, 30 de agosto de 2016

Irã instala mísseis antiaéreos russos perto de instalação nuclear

O Irã decidiu proteger o centro subterrâneo de enriquecimento de urânio de Fordow com sistemas avançados de mísseis de defesa antiaérea S-300 comprados da Rússia, noticiou ontem a agência Reuters citando meios de comunicação locais.

Um comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária do Irã, o braço armado do regime dos aiatolás, deixou claro que o único objetivo é proteger a instalação nuclear.

Em julho do ano passado, o Irã fechou um acordo com as cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha para desarmar seu programa nuclear em troca do fim de sanções econômicas, políticas e militares internacionais.

Com a implementação do acordo, o enriquecimento de urânio em Fordow, que fica a 100 quilômetros ao sul de Teerã, deve ter sido suspenso. Todas as instalações nucleares do país estão sujeitas a inspeções de surpresa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Em 2010, sob o governo de Dimitri Medvedev, a Rússia suspendeu a venda de mísseis S-300 por causa das sanções impostas pela ONU com o voto russo. Antecipando-se ao fim das sanções, o presidente Vladimir Putin cancelou a suspensão em abril de 2015.

O Irã vive sob a ameaça de um bombardeio de Israel, que teme a bomba atômica iraniana, a suas instalações nucleares. Com os sistemas de defesa S-300, teria mais condições de neutralizar um ataque.

Nenhum comentário: