Os rebeldes que lutam contra a ditadura de Bachar Assad na guerra civil da Síria atacaram hoje redutos leais ao governo nas zonas sul e noroeste de Alepo, a segunda cidade mais importante do país, noticiou a agência Reuters.
A Batalha de Alepo é no momento a mais importante da guerra. A cidade está dividida, com o leste sob controle rebelde e o oeste dominado por legalistas.
Com carros-bomba, os rebeldes abriram caminho para avançar no distrito de Jamiat al-Zahra. Em seguida, atacaram posições do Exército numa fábrica de cimento no sudoeste de Alepo próxima da entrada de um corredor aberto na semana passada para romper o cerco das forças governistas e dar acesso à região dominada pelos rebeldes.
As forças leais a Assad tem o apoio da Força Aérea da Rússia, do Irã e da milícia extremista xiita libanesa Hesbolá (Partido de Deus). O Exército da Síria tomou parte de um conjunto habitacional no sudoeste da cidade.
Os maiores avanços foram do grupo rebelde Jabhat Fatah al-Cham (Frente para Conquista do Levante), a antiga Frente al-Nusra, que era o braço armado da rede Al Caeda na guerra civil síria e agora tenta se apresentar como um grupo independente para ter algum papel numa negociação de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário