segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Hillary recupera vantagem depois da convenção democrata

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton voltou a abrir vantagem sobre o magnata imobiliário Donald Trump. Em pesquisa da rede de televisão americana CNN divulgada depois das convenções nacionais que oficializaram as candidaturas dos grandes partidos à Casa Branca, Hillary tem agora 52% das preferências contra 43% para Trump.

Para o matemático Nate Silver, que acertou o resultado das duas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, o impulso pós-convenção de Hillary parece ser maior do que o de Trump, que foi de 3 a 4 pontos percentuais.

Hillary sai da fase das convenções mais forte do que entrou, acrescenta Silver, que usa modelos matemáticos alimentados por dados de várias pesquisas. Ela liderava por 6 a 7 pontos em junho, mas perdeu terreno no início de julho com a crítica do FBI, a polícia federal americana, ao uso de contas privadas de correio eletrônico quando era secretária de Estado.

O Instituto Gallup foi além. Constatou que é provável que menos eleitores votem em Trump depois da convenção do Partido Republicano.

Nos últimos dias, o candidato republicano entrou numa discussão desgastante com o pai de um soldado americano morto no Iraque que defendeu os muçulmanos em discurso na convenção democrata.

Trump chegou a criticar a mãe, que ficou calada, alegando que o Islã manda as mulheres serem submissas. Ela disse que a imagem era suficiente para expressar sua dor. O bilionário não ganha nada ao bater boca com a família de um soldado morto. Trump é incorrigível.

Nenhum comentário: