Um terremoto de 6,2 graus na escala aberta de Richter atingiu às 3h30 de hoje pela horal local (22h30 em Brasília) a região central da Itália. Pelo menos 267 pessoas morreram, 368 estão feridas, centenas estão desaparecidas e milhares desabrigadas.
O abalo sísmico teve epicentro perto da cidade de Nórcia e foi sentido em Roma, a 150 quilômetros de distância. A metade da cidade de Amatrice, próxima do epicentro do tremor, foi arrasada. Em Accumoli, há 2,5 mil desabrigados, sendo 2 mil turistas estrangeiros.
Em 2009, o terremoto de Áquila, de 6,3 graus, causou mais de 300 mortes na Itália. Desta vez, o centro do tremor foi mais perto da superfície, o que aumenta o impacto. A ajuda de emergência demorou cerca de uma hora.
Até o momento, informa o Itamaraty, não há notícias de brasileiros entre os feridos.
NOTA: o total de mortos foi atualizado em 26 de agosto de 2016.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário