terça-feira, 9 de agosto de 2016

Hillary tem hoje 80% de chance de ser eleita presidente dos EUA

O salto da ex-secretária de Estado Hillary Clinton depois de ser indicada candidata do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos se sustenta. De acordo com os modelos estatísticos do matemático Nate Silver, ela tem de 76% a 83% de chance de ganhar a eleição de 8 de novembro.

Pelo modelo que só leva em conta pesquisas de opinião, a probabilidade de Hillary bater o magnata imobiliário Donald Trump chega a impressionantes 83%. Outro modelo matemático, que combina pesquisas e um índice econômico, dá 76% de chance à candidata democrata. É a maior vantagem desde que os cálculos começaram a ser feitos, em junho.

Na média das pesquisas nacionais, Hillary tem hoje uma vantagem de sete pontos percentuais sobre Trump. Uma nova pesquisa da televisão ABC News e do jornal The Washington Post divulgada no domingo passado deu uma vantagem de oito pontos percentuais entre os eleitores inscritos para votar, quatro pontos a mais do que antes das convenções nacionais para oficializar as candidaturas.

Em pesquisas estaduais, Hillary tem 12 pontos de vantagem no estado da Virgínia e 11 pontos em Michigan, estados-chaves para a vitória no Colégio Eleitoral, onde o vencedor no voto popular ganha os votos de todos os delegados de cada estado.

Cauteloso, Silver considera importante esperar mais algumas semanas para ver se o impulso que a convenção deu a Clinton vai se manter. Pelos dados atuais, ele espera uma vitória democrata em novembro por quatro a sete pontos percentuais.

Como a candidatura de Trump não tem precedentes, o matemático observa que a história pode não ser referência.

Ontem, 50 especialistas em segurança nacional do Partido Republicano repudiaram as propostas políticas de Trump, que lançou uma plataforma econômica combinando cortes de impostos, protecionismo e renegociação de acordos internacionais.

Hoje, a senadora republicana pelo estado do Maine Susan Collins anunciou em artigo no jornal The Washington Post que não vai votar no candidato do partido: "Donald Trump não reflete os valores republicanos históricos nem a abordagem inclusiva que é crítica para sanar as divisões em nosso país."

Com o partido dividido como nunca, fica difícil a corrida de Trump rumo à Casa Branca. Mas sua base de apoio se mantém. Assim, Silver prevê que ele terá pelo menos 40% do voto popular em 8 de novembro. Isso significa que ainda tem chances de vencer, especialmente porque tudo pode mudar com uma notícia de impacto como um atentado terrorista ou uma piora da situação econômica.

Nenhum comentário: