sábado, 27 de agosto de 2016

Vice-ministro da Bolívia foi torturado durante sete horas

O cadáver do vice-ministro do Interior da Bolívia, Rodolfo Illanes, apresenta vários sinais de maus tratos depois de ser torturado durante sete horas até a morte, revelou hoje o procurador-geral do Estado, Ramiro Guerrero, citado pelo jornal boliviano La Razón. Cinco líderes mineiros devem ser denunciados pelo crime.

Illanes foi sequestrado, torturado e morto na quinta-feira na localidade de Panduro, quando foi até uma manifestação de mineiros em greve que bloqueavam a rodovia La Paz-Oruro para tentar restabelecer o diálogo depois de um confronto com a polícia em que dois grevistas morreram.

"Ao que parece, a morte foi entre 17h30 e 18h. Levando em conta a hora em que foi detido, podemos afirmar que foi torturado durante seis a sete horas", declarou o procurador-geral.

O corpo tem feridas nos joelhos e nas pernas, golpes nas costas, omoplata fora de lugar, costelas quebras e golpes nos órgãos genitais. "Ao que parece, o golpe que acabou com sua vida foi no crânio", acrescentou Guerrero.

O principal dirigente da Federação Nacional das Cooperativas de Mineiros (Fencomin), Carlos Mamani, maior articulador dos protestos, e outros nove líderes sindicais foram presos. Os grevistas repudiam uma nova lei que permite a criação de sindicatos dentro das cooperativas.

Nenhum comentário: