domingo, 28 de agosto de 2016

Rússia volta a autorizar voos fretados para a Turquia

A Rússia suspendeu hoje a proibição de voos fretados para a Turquia, em vigor desde que um avião de caça turco derrubou um bombardeiro russo acusado de invadir seu espaço aérea, em 24 de novembro de 2016.

É mais um sinal da reaproximação entre os dois países por iniciativa do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em busca de fortalecer suas alianças internacionais.

A Turquia fez as concessões necessárias à Rússia para poder lançar sua ofensiva no Norte da Síria contra guerrilheiros curdos e a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante com a cobertura aérea dos Estados Unidos e de sua própria Força Aérea, que poderia de ser alvo de retaliações da Rússia. Moscou instalou suas sistemas de defesa antiaérea mais avançados na Síria.

Para os russos, as praias da Turquia são uma boa alternativa para as férias de verão no Mar Mediterrâneo. A ameaça terrorista é real, mas não é considerada tão grande como no Egito, onde um voo da companhia aérea russa Metrojet foi derrubado no Deserto do Sinai em 31 de outubro de 2015 e todas as 224 pessoas a bordo morreram.

Nenhum comentário: