segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Forças de segurança da Etiópia matam 30 manifestantes

Forças do governo da Etiópia mataram mais de 30 manifestantes na região de Oromia durante o fim de semana, noticiou a agência Reuters citando como fonte a oposição. O protesto era contra planos do governo de distribuir as terras agrícolas da região e ao redor da capital do país, Adis Abeba.

Desde novembro, os manifestantes fazem protestos contra o projeto. Em janeiro, o governo etíope prometeu abandonar os planos de expropriar a terra. As manifestações recomeçaram depois da prisão de oposicionistas.

A resposta do governo nas últimas semanas foi desencadear uma repressão violenta em várias cidades da região. A oposição denuncia novas prisões e espera que o total de mortos aumente. O governo não respondeu às acusações. A mídia oficial não falou em mortos e feridos, mas as informações são de que milhares de pessoas saíram às ruas.

Com cerca de 100 milhões de habitantes, a Etiópia é o segundo maior país da África em população, atrás apenas da Nigéria. É um importante aliado do Ocidente na tentativa de estabilizar a Somália e um dos países que mais forneceram soldados à missão de paz da União Africana.

De acordo como Banco Mundial, de 2004 a 2014, a Etiópia foi um dos países que mais cresceram no mundo, com expansão média de 10,9% ao ano.


Nenhum comentário: