Com 2 mil candidatos vetados pelo Conselho dos Guardiães da Revolução e autoridades locais, o Irã votou hoje para escolher os 290 deputados do Majlis (Parlamento) sem oposição. Os líderes do Movimento Verde, que contestou a reeleição fraudulenta do presidente Mahmoud Ahmadinejad em 12 de junho de 2009, estão há mais de um ano em prisão domiciliar.
O governo anunciou oficialmente que 64% dos eleitores participaram, mas repórteres estrangeiros que esstava em Teerã consideraram fraco o movimento nas zonas eleitorais.
A maior disputa acontece dentro do regime fundamentalista iraniano, entre partidários do Supremo Líder Espiritual da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, e de Ahmadinejad.
Nas últimas semanas, o presidente foi obrigado a prestar contas ao Parlamento sobre atividades de assessores acusados de corrupção.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário