Durante reunião de cúpula realizada hoje em Bruxelas, na Bélgica, 25 dos 27 países da União Europeia aprovaram a proposta da Alemanha de impor disciplina fiscal ao bloco e sustentar assim o euro, moeda comum adotada por 17 países-membros. Só o Reino Unido e a República Tcheca não aderiram ao acordo fiscal, considerado insuficiente para resolver a crise das dívidas públicas.
A chamada regra de ouro limita os déficits orçamentários a 0,5% do produto interno bruto do país. Quem desrespeitar a norma será penalizado.
Os líderes europeus decidiram ainda antecipar para a metade deste ano a implantação do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, de 500 bilhões de euros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário