A população do Japão, que já foi de 130 milhões de habitantes, deve diminuir em 30% até 2060, caindo para pouco mais de 90 milhões de habitantes. Como 40% dos japoneses terão mais de 65 anos, o peso sobre a Previdência Social será enorme.
Em 2060, deve haver menos de 8 milhões de japoneses com até 14 anos e cerca de 35 milhões com mais de 65 anos, informa a agência de notícias Reuters.
"A tendência de envelhecimento da população vai continuar", prevê o chefe da Casa Civil do governo japonês, ministro Osamu Fujimara. "É difícil imaginar um aumento significativo na taxa de natalidade."
Com os gastos da Previdência Social aumentando em US$ 13 bilhões por anos, o ministro reconhece que "é necessária uma ampla reforma dos sistemas de impostos e da Previdência Social".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário